Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de junho de 2011

FREQUENCIA CARDÍADA.

Frequência Cardíaca é a quantidade de vezes que o coração bate por minuto.Nada mais é que o ritmo do bombeamento do sangue.
Quando uma pessoa esté em repouso, os batimentos devem estar entre 51 e 99 batimentos por minuto(bpm).Abaixo de 50 bpm é considerado baixo e chama-se bradicardia, além de acarretar desmaios e tonturas.Mas se ela estiver acima de 100 bpm, trata-se de uma taquicardia.O aumento constante da F.C pode transforma-se em uma doença chamada taquicardiomiopatia que posteriormente pode levar ao infarto.
Uma das formas de se controlar as alterações dos batimentos cardíacos são com os frequencímetros.
Outra forma de se verificar a FC é através dos pulso localizando a artéria radial ou na carótida , localizada na altura do pescoço.Realiza-se uma contagem de 15 segundos e multiplica-se por 4, obtendo-se o número de batimentos por minuto.
ALGUNS DOS FATORES QUE PODEM INTERFERIR NA MEDIÇÃO DA F.C:
  • Posição do corpo- deitado ou imerso na água a FC é mais baixa do que em pé
  • Temperatura- quanto mais alta a temperatura , mais alta a FC
  • Estado de ânimo- quanto mais tensão tiver , mais alta será a sua FC
  • Vícios- quem fuma ou ingere bebidas com ca´feína tem FC aumentada
  • Idade- as crianças tem FC maior
  •  Sexo-as mulheres tem a FC geralmente de 5 à 7 bpm mais elevados que os homens com o mesmo condicionamento físico
A prática de atividade física é de fundamental importância  para a vida do ser humano, mas isso se for bem orientada por um profissional de Educação Física.
Quando um exercício é feito sem controle, geram mais problemas do que benefícios.Um dos aspectos a serem analisado é está sempre em vigilância com a frequência cardíaca(F.C).Quando iniciamos um ersforço físico, nosso coração trabalha mais rápido transportando oxigênio e nutrientes que irão gerar energia para os músculos.Quando o esforço é muito intenso, começa a faltar oxigênio nos músculos e o corpo produz ácido lático em maior quantidade.O problema é que essa substância provoca dores e cansaço muscular (fadiga), funcionando como um alarme que anuncia que os limites do corpo estão sendo ultrapassados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário