Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

TONTURAS NO INÍCIO DO EXERCÍCIO

   Muitas pessoas são acometidas de tonturas no início dos exercícios. Esse estado desaparece em pouco tempo e permite a continuidade do trabalho físico. Alguns até desistem. Geralmente isso acontece em virtude da ingestão de açúcar momentos antes do exercício.
   Como se sabe que o açúcar (ou hidrato de carbono) é fonte primária para gerar energia no corpo humano, muitos atletas ingerem grandes quantidades desse produto antes de treinos ou competições. Acontece que quando se usa o açúcar comum – a glicose – ocorre um rápido aumento da glicemia (a taxa de glicose no sangue) e isso provoca um aumento da secreção de insulina pelo pâncreas. Essa insulina faz baixar rapidamente a taxa de glicemia, isto é, provoca uma hipoglicemia, que é traduzida pelo aparecimento de tonturas.
   Mas, o organismo tem meios de adaptação e depois de pouco tempo a glicemia volta ao normal e as tonturas desaparecem. Quando isso acontece num treinamento, não provoca diminuição no resultado final de cada sessão. Quando acontece durante uma competição ou jogo, porém, sempre acaba havendo um prejuízo no rendimento.
Entretanto, existe uma saída para essa situação incômoda para certas pessoas. Quando no lugar do açúcar comum se usa a frutose (ou açúcar das frutas), a elevação da glicemia não ultrapassa 30%, o que não é suficiente para aumentar a secreção de insulina. Então, a glicemia fica dentro de valores normais e não ocorre a tontura.
   Portanto, é possível ingerir alguma forma de açúcar, um pouco antes do exercício, sem problemas. Existe frutose pura que pode ser adquirida no mercado e, evidentemente, as frutas muito doces são suas fontes naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário